Comunicações

Comunicações orais

Oradora na Mesa Redonda Propostas conceptuais e exercícios especulativos para aproveitamento de ruínas e terrenos vagos, Moderação: Teresa Barata-Salgueiro, João Rafael Santos, CIAUD/FA-ULisboa, Marta Labastida, Lab2PT/U.Minho, Sónia Talhé Azambuja, CEABN/ISA-ULisboa, no âmbito do Seminário NoVOID Possibilidades da Cidade Perfurada, 06/06/2019, Auditório do Espaço Caleidoscópio da Universidade de Lisboa, Lisboa.


Palestra “A Linguagem Simbólica da Natureza em Josefa de Óbidos e Baltazar Gomes Figueira”, 13 de novembro de 2018, Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Lisboa. Palestra organizada no âmbito da unidade curricular de História da Arte Geral do Curso de 1.º Ciclo de Arquitetura Paisagista do ISA/ULisboa.


Oradora na Mesa Redonda – Que Futuro para a Conservação e Recuperação do Património Paisagístico em Portugal?, no âmbito do Encontro 30 anos de Recuperação de Jardins Históricos em Portugal, 23 de novembro de 2018, Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Organização: Observatório de Paisagem da FC/UP e Associação Portuguesa de Jardins Históricos.


Oradora na Ação de Sensibilização e Capacitação de Gestores e Proprietários de Jardins Históricos da Associação de Jardins Históricos, com o tema O Jardim em Portugal – Evolução do jardim em Portugal. Conceito de Jardim Histórico. Conservação e Restauro: Conceitos Cartas e Convenções Internacionais, 18 de outubro de 2018, na Casa de Santar, Nelas. Organização: Associação de Jardins Históricos (AJH).


Palestra “Afinal a coruja, não era uma coruja!”, Jardim das Casas Pintadas, Évora, 29 de setembro de 2018. 6.ª edição do dia aberto da FEA. Organização: Fundação Eugénio de Almeida.


Comunicação oral PORTELA-PEREIRA, Estevão; Neto; SOARES, Ana Luísa, AZAMBUJA, Sónia Talhé – Native versus exotic Plant species in the vacant land of four Portuguese cities: urban ecology and landscape, no dia 10 de setembro de 2018, no Congresso Internacional. Landscapes of Conflict. ECLAS Conference 2018, na University College Ghent – School of Arts – Landscape & Garden Architecture and Landscape Development.


Apresentação oral “The Role of the Association of the Friends in the Restoration/Conservation Works of the Jardim Botânico da Ajuda (2010-2018)”, EUROGARD VIII – Eight European Botanic Gardens Congress: “Botanic Gardens, People and Plants for a -Sustainable World”, Lisbon, May 7-11 2018 (full paper).


Apresentação oral CUNHA, Ana Raquel; VASCONCELOS, Teresa; ARSÉNIO, Pedro; AZAMBUJA, Sónia Talhé; FORTE, Paulo; SOARES, Ana Luísa – Lisbon’s Historic Gardens: Ex-Situ Biodiversity Conservation of Endangered Species. In EUROGARD VIII – Eight European Botanic Gardens Congress: “Botanic Gardens, People and Plants for a -Sustainable World”, Lisbon, May 7-11 2018 (full paper).


Apresentação oral de Ana Luísa Soares, Sónia Talhé Azambuja e Ana Rita Simões com o título “Native species vs. Exotic species, their role in landscape architecture city plans”, no âmbito do International Conference and Summer School’2018 SUSTAINABLE DESIGN Open Spaces in Lisbon, 5 de julho de 2018, Sala B202, ISCTE-IUL, Lisboa. Organização: ISCTE-IUL + ISA + IGOT.


Apresentação oral de Estêvão Portela-Pereira, Ana Luísa Soares, Carlos Neto e Sónia Talhé Azambuja – “Espaços urbanos abandonados: Características da vegetação nas cidades do Ave e da AML”, 2º Seminário Intermédio NoVOID: “Propostas de planeamento alternativo para a cidade perfurada”, 8 de junho de 2018, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EA-UM), Guimarães. Organização: EA-UM.


Apresentação oral “História de Arte dos Jardins Portugueses”, no âmbito do Ciclo de Conferências Jardins de Portugal na História e na Sociedade: Jardins Iconográficos, Artísticos e Científicos, 27 de fevereiro de 2018, Aula Maynense, Academia das Ciências de Lisboa.


Palestra “A Natureza em Van Gogh: girassóis, ciprestes e paisagens”, 30 de outubro de 2017, Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Lisboa. Palestra organizada no âmbito da unidade curricular de História da Arte Geral do Curso de 1.º Ciclo de Arquitetura Paisagista do ISA/ULisboa.


Apresentação oral “As Obras de Conservação/Restauro financiadas e coordenadas pela Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (2010-2017)” no âmbito das Visitas da Conferência “A Salvaguarda dos Jardins Históricos, 28 de outubro de 2017, Jardim Botânico da Ajuda, Lisboa. Organização: Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH).


Conferência “Origem dos Jardins e dos Parques Paisagistas em Inglaterra e a sua difusão nos Séculos XVIII-XIX”,16 de outubro de 2017, Auditório Verde do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg). No âmbito do 2.º Ciclo de Conferências de Arquitetura Paisagista organizada pelos Cursos de 1.º e de 2.º Ciclo em Arquitetura Paisagista da FCT/UAlg.

Apresentação oral “Biodiversity in ruins and vacant lands: guidelines for research” de Ana Luísa Soares, Sónia Talhé Azambuja e Carlos Neto, no Seminário Académico NoVOID: “Explorando a vida obscura dos espaços urbanos abandonados e propostas de planeamento alternativo para a cidade perfurada”, 10 de outubro de 2017, Sala Rainha Sonja, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA/ULisboa). Organização: FA/ULisboa.


Apresentação oral “Biodiversity in ruins and vacant lands: guidelines for research” de Ana Luísa Soares, Carlos Neto e Sónia Talhé Azambuja, no 1.º Seminário Intermédio NoVOID: “Explorando a vida obscura dos espaços urbanos abandonados”, 21 de setembro de 2017. Sala de Conferências do IGOT (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território). Organização: IGOT/ULisboa.


Apresentação oral na conferência internacional European Council of Landscape Architecture Scholls – ECLAS Conference 2017. Creation/Reaction, na University of Greenwich, Londres, a 11 de setembro de 2017: SOARES, Ana Luísa; AZAMBUJA, Sónia Talhé; BRITO-HENRIQUES, Eduardo; E. & SIMÕES, Ana Rita: “Vacant Land in the City: Potential Functional, Ecological and Aesthetic Roles in the Urban Landscape”.


Curso Livre “Jardins Históricos Portugueses”, 6 de maio de 2017, 3 h de formação, no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro – António Ramos Rosa, organizado pelos cursos de Licenciatura e de Mestrado (1.º e 2.º Ciclos) de Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (FCT/UAlg) em conjunto com a Câmara Municipal de Faro.

Comunicação oral Opening. The Association of Friends of the Botanic Garden of Ajuda no colóquio internacional Colloquium Trusts and Garden Associations: goals and strategies, 11 de abril de 2017, na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Organização: Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) e Institut Européen des Jardins et Paysages.

Comunicação oral BRITO-HENRIQUES, Eduardo; SOARES, Ana Luísa; Azambuja, Sónia Talhé – “Os espaços abandonados na cidade: alternativas aos modelos convencionais de recuperação da paisagem urbana” no I Colóquio Ibérico de Paisagem – O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico, 16 de março de 2017, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Moderadora do Painel “Metodologias de Apreciação da Paisagem” do I Colóquio Ibérico de Paisagem – O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico,16 de março de 2017, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Curso Livre “A Arte dos Jardins em Portugal – Da Idade Média ao Pós-Modernismo”, 4 de março de 2017, 4 h de formação, Sala da Música Museu Condes de Castro Guimarães, Cascais. Curso Livre organizado pelo Museu Condes de Castro Guimarães, Cascais, com o apoio Fundação D. Luís e da Câmara Municipal de Cascais.

Curso Breve “A Paisagem e a Natureza na Pintura Portuguesa do MNAA” realizado no Auditório do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), a 17 de setembro de 2016 e a 8 de outubro de 2016, 6h de duração, organizado pelo Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (GAMNAA).

Conferência “Jardim de Giverny: obra-prima de Claude Monet (1840-1926)”, 9 de dezembro de 2016, Auditório Verde do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg). No âmbito do Ciclo de Conferências sobre Arquitetura Paisagista organizada pelo Curso de 1.º e 2.º Ciclo de Arquitetura Paisagista da FCT/UAlg.

Oradora com o tema “História da Arte dos Jardins”, 22 de novembro de 2016, Palácio da Independência, Lisboa, no âmbito do Curso Geral IV organizado pela Academia Lusófona Luís de Camões da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Comunicação oral Gertrude Jekyll: aguarelas transformadas em jardins no Colóquio Jardins de Artistas, que decorreu no dia 19 de maio de 2016, no Palácio Fronteira, em Lisboa. Organização do Colóquio: Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) e Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (FCFA).

Comunicação oral Diversidade Botânica e Memória do Lugar: Inventário das Árvores dos Jardins e Parques Históricos de Lisboa por Ana Luísa Soares e Sónia Talhé Azambuja et al. no Seminário Internacional em Paisagens Resilientes: Conceitos e Estratégias para a Intervenção, que decorreu no dia 11 de março de 2016, no Auditório Verde da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas. Organização: Universidade do Algarve.

Comunicação oral Tree Inventory of Lisbon’s historic gardens: a tool for management and control of invasive tree and plant pests and diseases por Ana Luísa Soares e Sónia Talhé Azambuja, Teresa Vasconcelos, Ana Raquel Cunha, Andreia Cunha, Pedro Arsénio, Paulo Forte (CEABN/InBIO/ISA/ULisboa), no Observatree / IPSN Conference on Tree and Plant Health Early Warning Systems in Europe que decorreu a 23 de fevereiro de 2016, Royal Botanic Gardens, Kew, Londres.
Curso Livre “A Arte dos Jardins em Portugal – Da Idade Média ao Pós-Modernismo”, 21 de novembro de 2015, 6 h de formação, Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, Oeiras. Curso Livre organizado pela Câmara Municipal de Oeiras com o apoio da Associação Portuguesa de Jardins Históricos.

Palestra “Representações de Paisagem, de Plantas e de Animais na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI: Da Iconografia à Iconologia”, 7 de outubro de 2015, na Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Lisboa. Palestra organizada no âmbito da unidade curricular de História da Arte Geral do Curso de 1.º Ciclo de Arquitetura Paisagista do ISA/ULisboa.

Comunicação oral “Remarkable Portuguese Historic Gardens” na Conferência Internacional de Primavera de 2015 da Mediterranean Gardening Association – Portugal Associação de Plantas e Jardins em Climas Mediterrânicos – The Portuguese Garden – Past, Present and Future, 2 de maio de 2015, Estoril (http://www.mediterraneangardeningportugal.org/).

Comunicação oral do full paper “From Iconography to Symbology: Landscape and Nature in Portuguese Art (15th-16th centuries)”, aceite para apresentação oral na European Council of Landscape Architecture Schools (ECLAS) Conference 2014: Landscape: a Place of Cultivation, 23 de setembro de 2014, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto.

Comunicação oral “Plantas e Animais na escultura da Oficina Della Robbia em Portugal: uma leitura iconográfica à luz do Renascimento” no âmbito do Colóquio DIGITILE E ROBBIANA: projetos de investigação e disseminação em Azulejaria e Cerâmica, 19 de abril de 2013, Auditório III da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

Comunicação oral SOARES, Ana Luísa; AZAMBUJA, Sónia Talhé; SILVA, Isabel; ISIDRO, Elsa; ARSÉNIO, Pedro – “LX GARDENS – Lisbon’s Historic Gardens and Parks: Study and Landscape Heritage”, 24 de setembro de 2013, Conferência 2013 da ECLAS, HafenCity University Hamburg, Hamburgo.

Comunicação oral “Flores Bíblicas: Representações Artísticas e Simbologia (sécs. XVI-XVII)” no Congresso Internacional Pluridisciplinar Flowers / Fleurs / Flores. Organizado pelo Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, 07.09.2011 (www.fcsh.unl.pt/chc/flowers/index.php)].

Comunicação oral no Programa Televisivo da Universidade Aberta (UA) sobre a Pintura Protobarroca em Portugal emitido na RTP2 (27.03.2010). Análise do simbolismo da natureza (plantas e animais) nos pintores da Escola de Óbidos: Josefa de Óbidos e Baltazar Gomes Figueira. Convite endereçado pelo Prof. Doutor Pedro Flor (UA), Presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

Comunicação oral “O Significado Simbólico da Flora e da Fauna na Pintura de Josefa de Óbidos e de Baltazar Gomes Figueira” no âmbito do Seminário “O Valor Universal de Óbidos” da Rede de Investigação e Conhecimento de Óbidos, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, decorreu de 11 a 12 de setembro de 2009 na Igreja de São Tiago, Óbidos.
Palestra “A interpretação da Paisagem e da Natureza na Pintura dos Séculos XV-XVII”, no âmbito das Palestras SIPA (Sistema de Informação para o Património Edificado) organizada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), 26 de novembro de 2008, Forte de Sacavém.

Comunicação oral “Simbolismo da Paisagem, das Quintas e dos Jardins” no VIII Encontro de História Local do Concelho de Oeiras organizado pela Câmara Municipal de Oeiras que decorreu de 21 a 23 de novembro de 2007 no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

Comunicação oral “O jardim do paraíso: imagens de uma nostalgia utópica” no Congresso Internacional Jardins do Mundo: Discursos e Práticas que decorreu no Funchal de 9 a 12 de maio de 2007.

Participação no programa de rádio “Meia Tarde” da RDP1, dirigido por Ana Aranha e subordinado ao tema “A celebração das Plantas na Arte”, em que foi entrevistada em conjunto com a Prof.ª Doutora Cristina Castel-Branco sobre o projeto Plants in European Masterpieces-Culture 2000 (19.07.2001).

Peça do Programa Televisivo “A Verde e a Cores” emitido a 08.07.2012 na RTP2 em que Sónia Talhé Azambuja fala sobre a “História da Arte dos Jardins Portuguesa”.


Peça do Programa Televisivo “A Verde e a Cores” emitido a 03.06.2012 na RTP2 em que Sónia Talhé Azambuja fala sobre a “Simbologia das Plantas”.

Peça do Programa Televisivo “A Verde e a Cores” emitido a 13.05.2012 a RTP2 em que Sónia Talhé Azambuja fala sobre a atividade da AAJBA no Jardim Botânico a Ajuda, na qualidade de Vice-presidente da AAJBA.


%d bloggers like this: